sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os Primeiros Meses e a Chegada das datas Comemorativas

Olá,

Lidar no dia a dia com a perda é bem difícil, depois de algum tempo você começa a fazer algumas coisas cotidianas, aparentemente simples, mas se tornam tão dificeis. Ir no mercado, na farmácia, andar na rua.
Um bom tempo só queria ficar em casa, eu sentia que todo mundo olhava para mim, parecia que ouvia as pessoas falando: Nossa coitada, perdeu o bebê que estava esperando...
Encarar de frente as pessoas se torna uma tortura, muita gente não sabia o que tinha acontecido comigo, então vinham sorridentes me perguntando: como está o bebê? você já ganhou! sinceramente queria um buraco bem fundo para me enfiar.
Dolorosamente tinha que contar o que tinha acontecido, isso quando algumas pessoas pareciam querer detalhes ! ainda bem que foram bem poucas ! e ver a reação das pessoas  constrangidas quando contava, me deixava mal, aliás tudo te deixa mal, qualquer coisa, por mais boba, se torna emocionalmente enorme, dolorida.
Chegou uma época que não queria nem sair de casa, porque não queria que ninguém me perguntasse nada... você perde  as forças...
Sempre tem aquele que solta alguma coisa do tipo: Nossa que pena ! você estava tão feliz, estava com uma barriga enorme estava linda, meio torturante, né?
Chegava em casa e chorava, chorava até a cabeça doer de tanta dor, ainda bem que sempre tinha alguém para me acolher ...
Sei que cada um reage de uma maneira a dor, mas imagino que o primeiro ano é bem doloroso, porque é as primeiras datas sem seu bebê, aniversários, datas comemorativas, sem falar do fatídico Dias das mães!! meio dúbio esta data para mim, porque fico feliz de ter minha mãe ao meu lado.Mas tudo me remete a ela, como seria se estivesse tudo bem, afinal houve planos para essas datas e seu bebê já fazia parte.
Aniversário de criança para mim tem sido uma prova de fogo, ainda não posso encarar, sempre espero que seja compreendida, porque é muito difícil.
Sei que para as pessoas a vida vai passando rápido, a vida vai continuando, mas para quem passa por isso, é tudo muito confuso, você vai vivendo um dia de cada vez, sair do estado de choque e do trauma é bem lento, aos poucos você começa a se sentir fortalecido, mas isso é com o tempo, paciência e é de cada um.
O importante é respeitar o tempo desta pessoa e acolhe - la sempre que ela precisar, não use você como parâmetro, somos indivíduos únicos, que responde a dor de maneira bem pessoal...

Bjos











2 comentários:

  1. E bem assim que me sinto, exatamente desta forma cada dia é uma tortura e sinto uma vergonha de encarar as pessoas, me sinto fracassada totalmente...

    ResponderExcluir
  2. Ñ se sinta, vc ñ tem nenhuma culpa, isso vai passando aos poucos, vc vai ver,cada pessoa tem seu tempo, as pessoas sempre nos fala sobre o passar do tempo e é verdade.Vc vai ter muitas vitórias na vida! Vc ainda vai me contar notícias muito boas e eu tb!Primeiro vamos colocando nossa vida nos eixos, ñ é fácil, mas vamos em frente!!Um grande bjo!conte comigo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário , obrigada !